quinta-feira, 29 de março de 2012

E assim, tudo ficará melhor...

Se pretende um resultado de satisfação, vá a luta com determinação, e mesmo que o resultado não seja o pódio você sairá satisfeito.
(Jeniffer Landulfo Martins)

No atrevimento da determinação

Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" para ser insignificante.

(Augusto Branco)

Só tentar!

O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
(José de Alencar)

quarta-feira, 28 de março de 2012

E então percebemos...


Por mais que às vezes poça parecer, o mundo não esta escrito apenas em linhas de poesia.
(Jeniffer Landulfo Martins)

domingo, 25 de março de 2012

Vamos nos ajudar a salvar o que resta:

Você não vê
Mas esse mundo é uma ruina em pé
Salve-se quem puder. 

(Autor Desconhecido)

A Importância Do Trabalho Em Equipe


O psicólogo Abraham Maslow constatou que os indivíduos têm diversas necessidades, com diferentes forças. Sabemos que necessitamos de alimento, de abrigo, pagar nossas contas, de segurança no emprego, etc., mas também de nos relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Sem isso nosso trabalho se torna enfadonho e sem graça.
Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar nosso desempenho.
Há... coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida... os gafanhotos não tem rei, porém todos saem, e em bandos se repartem (Provérbios 30:24-27).
Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e auto-gerenciamento.
As primeiras têm um líder, vivem numa sociedade eficazmente organizada e não precisam receber ordens para executar seu trabalho. Você já viu de perto um formigueiro? Já notou como elas andam em fileiras e sincronia perfeitas e preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem trabalhar? Já os gafanhotos não têm um líder, porém sabem o que devem fazer exatamente.
Mas o que é trabalho em equipe?
Suponha que você e mais duas pessoas estão trabalhando em uma plantação de feijão, onde cada um ganha o salário correspondente ao seu dia de trabalho. O trabalho funciona da seguinte maneira: em fila, você cava o buraco, o segundo joga a semente e o terceiro integrante tapa o buraco. Cada integrante deste grupo se preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importância do trabalho dos outros, "é cada um por si".
m certo dia o segundo membro da equipe faltou ao trabalho por motivo de saúde, porém a atividade continuou, pois cada um recebia o salário correspondente ao seu dia de trabalho e eles sabiam muito bem qual era sua responsabilidade, sem a necessidade de um líder para orientá-los. Você cavava o buraco, o segundo não jogou a semente (pois havia faltado), mas o terceiro tapava o buraco e assim prossegue o dia inteiro...
Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Se no exemplo anterior você e os demais integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e objetivos comuns, certamente vocês diriam: "nosso colega faltou, vamos ter que substituí-lo ou mudar o modo como estamos plantando, se não nosso trabalho será improdutivo".
Toda equipe é um grupo, porém... nem  todo grupo é uma equipe. (Carlos Basso, sócio-diretor da Consultoria CR Basso)
Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas.
Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: Todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme.
(Suzy Fleury, psicóloga e consultora empresarial e esportiva)
Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado.
(MARCIO A. SILVA)

Respeito De Todos Para Todos

Respeito, respeitar e ser respeitado é uma regra de que deveria ser seguida por todas as pessoas e por todas as empresas. A empresas públicas e privadas deveriam ter como objetivo principal respeitar os seus clientes, a sociedade, o meio ambiente, etc. As pessoas deveriam ter como uma de suas principais obrigações respeitar o seu semelhante. Tanto nas atividade profissionais quanto nas relações pessoais o respeito deveria está presente. O mesmo se aplica para as pessoas públicas. Todos os eleitos e as eleitas deveriam ter o cidadão com seu fiador, como seu patrão, deveriam respeitá-lo. Será que o respeito está presente em todas as relações humanas? Qual o nível de respeito que as empresas tem com relação aos seus clientes e à sociedade? As pessoas respeitam os seus semelhantes?
Na nossa sociedade, onde cada um quer ser maior e melhor do que o outro, o desrespeito é quase que uma regra. Infelizmente, em todas as partes, em todos os lugares, em todos os níveis sociais e econômicos encontramos vestígio de desrespeito. Muitas empresas, que dizem trabalhar para o cliente, na verdade, elas trabalham em busca do lucro a baixo custo. Nessa equação, muitas vezes o cliente (consumidor) quase nunca leva vantagem. Empresas de todas as atividades de nossa economia tratam as pessoas com desrespeito e muitas vezes com descriminação e humilhação. Empresas como os bancos, telefônicas, fornecedores de água e energia são as campeãs de abusar da boa vontade das pessoas. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Defesa do Cosumidor (Idec) constatou que os bancos comentem diversos tipos de desrespeito aos seus clientes. Cerca de 50% das ações e operações realizadas por essas instituições caracterizam-se como de desrespeito ao cliente. Isso pode até ser mais alto se o cliente for uma pessoa simples sem muitas instruções.
O desespeito não é previlégio apenas das empresas, mas também ocorre com as pessoas nas suas relações privadas e inter-pessoal. As próprias pessoas como representantes da sociedade, como intregantes do mundo particular, comentem inúmeras ações de desrespeito, huminhação, desprezo e outros tipos de comportamento totalmente inadequados perante outra pessoa. Isso pode ser explicado pelo fato da existência do egoísmo, ganância, inveja e tantas outras desqualificações que caracterizam um comportamento desprezível. Explica, mas, evidentemente, não justifica. A sociedade deve refletir bastante sobre a questão das pessoas passarem a respeitar mais as outras pessoas. Todos deviam ter um comportamento que fosse pautado pela ética em todas as relações. Ninguém pode infrigir regras pré-estabelecidas que existem para que outras pessoas tenham o direito de não sofrer nenhum tipo de efeito negativo em ações de outras pessoas.
Quanto às pessoas públicas, incluem também as pessoas que trabalham no serviço público sem terem sido eleitas como os funcionários públicos, juizes, policiais, etc., deveriam ter como primeira lição apreder e a por em prática o respeito a todas as pessoas. Entretanto, as experiências nos tem mostrado que não é exatamente isso que ocorre na prática. O cidadão é cotidianamente desrespeitado, seja diretamente ou indiretamente, quando se tem notícia de corrupção. São incontáveis as vezes em que políciais (representante do poder público) humilham as pessoas, principalmente os mais pobres e moradores de periferias. Muitas e muitas vezes as pessoas são tratadas de forma totalmente inadequadas nos postos de saúde, hospitais e outros tipos de Unidade de saúde. A educação de faz de conta que muitos municípios e estados oferecem para a sua população caracteriza-se como um verdadeiro roubo. Enfim, o poder público é uma fábrica de humilhação e desrespeito às pessoas, principalmente se tratar de pessoas pobres.
Vamos todos, unidos, lutar contra esse mundo de humilhações e desrespeito às pessoas. Ninguém deve e nem pode ser desrespeitado. A pessoa não pode ser desrespeitada somente porque é mulher ou porque é pobre ou porque é negra ou porque tem uma orientação sexual diferente ou porque pensa diferente ou porque é mais baixa, mais magra, mais gorda. Enfim, descriminar, humilhar, faltar com o respeito devem ficar totalmente fora em todos os momentos da vida de qualquer pessoa. As empresas devem respeitar os seus clientes e tudo que a cerca, devem fazer o máximo possível para que somente ocorra o melhor para todos. O mesmo aplica-se para os agentes púclicos, os eleitos e os não eleitos. Todos merecem o respeito de todos. 


(Francisco  Castro)

terça-feira, 20 de março de 2012

Idéias: Se tu não as pode concretizar...





...doe-as a alguém que possa.

(Jeniffer Landulfo Martins)

"Não há um ser de carne e sangue por baixo desta capa para ser morto. Há apenas uma ideia. E ideias são à prova de balas"
Alan Moore (V de vingança) 

Pois é...

Pense bem... Dinheiro é essencial mas não é o mais importante.
(Jeniffer Landulfo Martins)


Sobre o humor (verdadeiramente) inteligente, ou "a arte da ironia sutil" - Vale a Pena Ler...


... O primeiro caso aconteceu depois da divulgação de uma entrevista na revista Rolling Stones com Rafinha Bastos, "repórter" do CQC e "comediante". Na entrevista o repórter André Rodrigues transcreve trechos do número de comédia stand-up protagonizado por Rafinha Bastos. Em um trecho muito polêmico, Rafinha Bastos faz as seguintes piadas: "Toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra caramba." E acrescenta:"Tá reclamando do quê? Deveria dar graças a Deus. Isso pra você não foi um crime, e sim uma oportunidade." No ápice do mau-gosto e da falta de respeito, Rafinha Bastos conclui: "Homem que fez isso [estupro] não merece cadeia, merece um abraço."

Hilário, não? Não, não é hilário! A "piada" não é apenas politicamente incorreta, é ofensiva mesmo! Pense no supra-sumo do mau-gosto, acrescente tudo o que for mais abjeto... Agora sim, está mais próximo do "humor" de Rafinha Bastos. Sim, porque estupro não tem graça nenhuma, é uma violência covarde. Se você é mulher, pode imaginar a situação. Se for homem também, não importa. Dispa-se dos seus preconceitos e imagine: você é mulher, está voltando pra casa sozinha depois do trabalho, ou da faculdade. Percebe que há um sujeito a seguindo. Acelera o passo, e percebe que o indivíduo também acelerou o passo. Começa a correr, mas o indivíduo corre mais rápido, a alcança e agarra. Você tenta gritar, mas ele tapa sua boca, você tenta lutar mas ele é mais forte. Não é difícil imaginar que os minutos seguintes serão de terror, ódio, revolta, nojo e vergonha. Agora que a cena ficou mais gráfica, é engraçado? Eu não consigo rir de algo assim. Principalmente porque não é nenhuma brincadeira, é real, acontece sempre com milhões de mulheres no mundo todo. O estupro é a tortura mais humilhante a que uma mulher pode ser submetida. Não é de se admirar que na época da ditabranda os torturadores usassem esse recurso com certa frequência para obter informações de suas prisioneiras. Não consigo entender que tipo de mente doentia pode achar engraçado fazer piada com uma violência tão humilhante, e um terror tão real na vida das mulheres. A Lola Aronovich escreveu um texto muito bom sobre esse episódio, com links ótimos para outros textos sobre o assunto. E o que aconteceu com o referido "humorista"? Bem, ao que parece está sendo indiciado pelo Ministério Público. Pedido de desculpas? Retratação? Rárá!!

Teria sido horrível se tivesse sido um episódio isolado. E não foi? Não, não foi! Porque logo depois de surgirem na internet os primeiros protestos contra o elitismo dos habitantes do bairro de Higienópolis no caso do metrô, outro "comediante" do CQC, o sempre polêmico Danilo Gentilli fez o seguinte comentário no microblog Twitter: "Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz!!!". Genial! Piada com o Holocausto, que foi simplesmente um dos crimes mais bárbaros da história da humanidade! Porque realmente é muito engraçado pensar que seis milhões de judeus foram executados em fábricas da morte na busca por uma pretensa pureza genética. Eu acho que as pessoas cujos familiares passaram por isso devem ter rolado de rir! Da mesma forma que eu morreria de rir se fizessem piada com o genocídio dos índios brasileiros, ou a escravidão dos negros. Afinal, isso não fere a memória das vítimas, não é? E nem soa ofensivo aos seus familiares. Não, imagina! Quem reclama é porque é "chato" e acha que tudo é "politicamente correto demais". Sinto que abriram as portas do inferno da ignorância e da falta de respeito, e deixaram as feras soltas. Quando o humor perdeu a graça e passou a se apoiar unicamente na ofensa, no desrespeito? Quando foi que o humor deixou de ser fino e passou a ser um repertório de bestialidade e um poço fundo, muito fundo, de dejetos?

Existe "politicamente correto demais"? Existem "piadas proibidas"? Como saber qual o limite que separa a graça da ofensa? Nada mais simples, meus caros! Basta se colocar no lugar da sua "vítima". Como você se sentiria se o alvo da piada fosse você? Só quem é ofendido sabe o quanto dói, mas é bem fácil saber onde se deve parar. O limite do respeito é o seu limite: se você não gostaria de ouvir, provavelmente é porque não deve dizer. Feche a boca, tem coisas que é melhor não deixar sair: se você não consegue vencer seu preconceito, não externá-lo já é um bom começo.

É possível fazer humor sem alimentar preconceitos? Dá pra fazer piada sem ofender grupos minoritários? Sim, é perfeitamente possível. O Eduardo Lacerda no twitter me mandou um vídeo da humorista americana Wanda Sykes. Negra e lésbica, Sykes atua em seriados na Tv americana e, além disso, é escritora e comediante stand-up, como Rafinha e Gentilli. A diferença é que Wanda Sykes faz humor com maestria, e sem ofender ninguém, usando apenas o recurso da ironia sutil. Em um dos números, por exemplo, ela (negra e lésbica) fala sobre como é mais fácil ser negra do que ser gay. Sem ofender ninguém, ela simula uma conversa que um gay teria com os pais, ao se assumir. Porém, a comediante faz uma inversão de papéis, e em vez de tratar da temática da homossexualidade, Sykes trata da temática racial. E assim, usando nada mais do que a ironia, ela retrata uma situação de preconceito e não-aceitação dentro da família, tocando inclusive na delicada questão religiosa. Sem ofensas, sem falta de respeito. Só humor e ironia. E a platéia? Vai à loucura! Em outro número Wanda fala sobre o tratamento da mídia reservado à primeira-dama Michelle Obama. Mais uma vez sem ofender ninguém, muito menos à própria Michelle Obama, Wanda usa de um estereótipo bem conhecido da mulher negra americana para ironizar a mídia e os próprios cidadãos americanos (a despeito de décadas de conquistas dos negros, os EUA ainda são um país muito racista). Ainda sobre o racismo, em outro número ela fala de um chamado Racismo Reverso e mais uma vez arranca gargalhadas da platéia. Tudo isso com o recurso da ironia fina. Tudo isso sem agredir ninguém.

O caso de Danilo Gentilli, ao menos, teve uma repercussão considerável. Após os indignados protestos de vários internautas e jornalistas Gentilli apagou o tweet e enviou um "pedido de desculpas" à comunidade judaica afirmando que seu objetivo sempre foi "levar alegria às pessoas". Bem, se o objetivo do "humorista" era esse, talvez ele devesse repensar seus métodos. Aliás, não apenas Gentilli, mas também Rafinha Bastos e todos os que se dizem humoristas, mas se valem de preconceitos e ofensas para fazer "humor". Humoristas realmente inteligentes como Wanda Sykes provam que é possível ser engraçado sem agredir gratuitamente. Fica a dica!
(Ayesha Luciano)

Triste, não...


Gota D'Água...


quinta-feira, 15 de março de 2012

sábado, 10 de março de 2012

Não é tão difícil quanto parece...

Pelo menos tente... Não custa nada...

Aprendendo Esperar...

Há coisas que acontecem que você não sabe como, se pergunta por quê. Coisas que só a vida é capaz de ensinar, e só o tempo é capaz de te fazer entender.  (Felipe Eduardo)

quinta-feira, 8 de março de 2012

................. Abraço .................


Receba um abraço!
Não um abraço frouxo, desajeitado,
desses dado de qualquer jeito, não!
É um abraço apertado, que segura a alma,
retém até o problema mais imediato,
ampara e traz conforto, alento de fato.




As vezes, um abraço de verdade amplia horizontes,
consola mais que mil palavras,
retifica opiniões, esclarece dúvidas,
sela amizades, reconforta o amor,
restaura vidas e até quebra barreiras,
termina brigas que parecem sem fim,
transforma terreno abandonado em jardim.
Por isso, receba meu abraço.
Ele pode ser muito simples,
e é assim que o abraço sincero deve ser.
Leve e seguro,
generoso e reconfortante,
poderoso e singelo,
humilde, mas cheio de calor,
carregado de lembranças, que se enche de amor.
Amor puro, fraterno, terno,
que lembra um pouco a infância,
abraço gostoso, como abraço de criança,
que nos remete ao futuro, a uma nova chance,
abraço é tudo de bom, é a própria esperança.
Receba então meu abraço, cheio de ternura,
e, se me permite, com traços de luz...
(Autor: Desconhecido)

Como fazer uma luminária:

(De: Arte - Fotologando)

Falando de Arte: Parecem de verdade...

...mas são apenas pinturas feitas por Mohamed Raoof da índia...






Segredo...

SegredoMulher do século XXI, não espera um príncipe em um cavalo branco, ela espera um homem que a ame de verdade.

Seja Forte!

Não chore ao ver 
momentos felizes
acabado... 
mas sorria ao lembrar 
que um dia
eles existiram !

Só pra descontrair...

Onde está o Wall-e ?
(De: Arte - Fotologando)

Euri -qqqq

Só pra descontrair depois desse tempo fora...